Pica-se a cebola e alho francês, colocamos na frigideira com azeite e deixa-se alourar um pouco. Em seguida, adiciona-se o tomate e pimento cortados, junta-se a noz moscada, açafrão e sal, a gosto. Fica a cozinhar um pouco. Entretanto, limpam-se os cogumelos. Desligamos o lume e recheamos os cogumelos com a mistura e um pouco de queijo creme. Coloca-se num pirex. Num tacho pequeno, junta-se o amido de milho com um pouco de água para dissolver, uma pitada de sal e uma colher de sopa de azeite. Mexe-se para não criar grumos. Quando estiver no ponto, desliga-se o lume e aplicamos sobre os cogumelos, indo ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, até ficarem com um tom dourado.
Quando estiver pronto a servir, faz-se uma salada de pepino, cortado em tiras, com folhas de orégãos por cima. Fica pronto para empratar e ir à mesa.
LASANHA DE BERINGELA
1 PESSOA
INGREDIENTES
1 beringela
1 alho francês
1 cenoura
½ tomate
½ pimento
Salsa fresca
2 fatias de queijo
Sal q.b.
Azeite
Molho:
1 col. sopa farinha de trigo
1 col. sopa de amido de milho
Corta-se o alho francês em rodelas finas e colocamos numa frigideira com azeite. Deixamos refogar um pouco e juntamos a cenoura ralada, o tomate e o pimento em pedaços pequenos. Mistura-se a salsa picada, a gosto, e uma pitada de sal. Deixa-se estofar um pouco. Prepara-se a beringela em fatias, colocando dentro de água para não oxidar. Num tacho, misturam-se, mexendo muito bem, um pouco de água, as farinhas de trigo e amido de milho, sal q.b., uma colher de sopa de azeite, até ficarem ligados. Numa travessa, metemos uma camada de molho, outra com fatias de beringela, uma terceira com o preparado, finalizando com outra camada de beringela e fatias de queijo, seguida de molho. Vai ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, durante cerca de 15 min.
ESTUFADO DE COURGETTE
1 PESSOA
INGREDIENTES
½ cebola
1 courgette
1 cenoura
1 tomate
2 cogumelos
½ col. café de noz moscada
Orégão fresco
Azeite
Sal q.b.
Preparam-se a courgette em pedaços, cogumelos laminados, cenoura às rodelas, o tomate em pedaços. Num tacho com azeite, juntamos a cebola picada, até alourar. Em seguida, adiciona-se o tomate, com um pouco de água, ficando a apurar. Depois, colocamos os restantes legumes e cogumelos, misturamos os orégãos, noz moscada e sal. Deixa-se estufar, até ficar no ponto. Desliga-se o lume e, fica pronto para empratar.
SUMO DE MELANCIA, AMEIXA E MEL
4 PESSOAS
Num liquidificador coloque 1/2 lt de água, 2 fatias de melancia sem casca, 3 ameixas maduras sem caroço, mel a gosto. Nos dias quentes é excelente com gelo, em cubos.
Numa panela com água a ferver e uma colher de sopa de azeite, coloque o esparguete e deixe cozer, até ficar “al dente. Numa frigideira, coloque a cebola picada com um pouco de azeite e deixe alourar. Depois, junte o tomate, pimento, salsa, vinho branco, noz moscada e o sal. Deixe cozinhar um pouco. Adicione a soja, mexendo bem, até ficar no ponto. Desligue o lume. Emprate a mistura com o esparguete já escorrido. Fica pronto a ir à mesa.
TARTE DE FIGOS, MAÇÃ E MEL
6 FATIAS
INGREDIENTES
500 gr de figos desidratados
1 maçã aos pedaços
1 col. sopa de pimenta rosa
1 col. sopa de canela em pó
1 col. sopa de anis em pó
1 col. chá de noz moscada
5 sementes de cardamomo sem casca
3 col. sopa de mel
Folhas de figueira ou papel vegetal
Passados poucos minutos fica pronto a servir. A folha de figueira (ou papel vegetal) serve de proteção para o preparado, não deve ser ingerida. Fica bem acompanhado com queijo de cabra ou outro.
“A Arte atrai e repele novas perspetivas, aplaude o conflito humano e fala intimamente de nós.”
A arte terapia é um procedimento terapêutico, com uma forma de expressão livre, simbolica, que visa conetar os universos interno e externo do individuo, vendo-o como um todo, de um modo holístico.
O ensaio criativo, no decorrer do seu processo, serve de motor para veicular informação contida nos extratos do subconsciente, facilitando a consciencialização e reinterpretação de emoções, sentimentos, pensamentos, associações de ideias que geram padrões de construção, dentro da linha espaço-temporal que interliga o passado-presente-futuro. Estas diretizes de processamento interno moldam o comportamento e a atitude perante a vida.
A arte terapia origina uma forma de comunicação entre o terapeuta e o paciente, promovendo atos de reflexão, de integração, e consequente auto-conhecimento, através do posicionamento crítico individual, dentro de uma estrutura harmónica, com ligações coerentes, sanando conflituos internos e, assim gerando saúde e bem estar.
O contexto do processo arte terapêutico não é usado para análise. O foco desta situar-se-á na relação terapêutica. Na arte terapia o papel do processo criativo na mudança é central, pretende-se fomentar nos indivíduos o uso da criatividade, como meio de entendimento do próprio e dos outros e na resolução da problemática existencial.
Terapêutica não convencional ligada à Medicina Alternativa, cujo objecto de estudo centra-se na condição humana, promovendo um estilo de vida saudável, actuando na prevenção e apoio de doenças.
HOMEOPATIA
Utiliza padrões da matéria em doses infinitesimais, até estados sub-atómicos, que interferem na biorressonância do organismo, em busca da adaptação, face a adversidades, promovendo a cura.
ACUPUNTURA
Terapêutica não convencional que utiliza por base as teorias da Medicina Tradicional Chinesa. Usa a rede de meridianos para promover e recuperar a saúde, prevenir e tratar as doenças.
DIETOTERAPIA
Íncide na busca de uma alimentação e hábitos saudáveis, regida por princípios da Naturopatia, MTC e reprogramação neuroemocional, adaptada à condição física, mental/emocional, energética do indivíduo.
MASSOTERAPIA
Utiliza várias técnicas de massagem terapêutica, tendo por finalidade ativar e recuperar o equilíbrio musculo esquelético, facilitando a drenagem e a boa circulação, energética e de fluídos orgânicos.
HIPNOSE CLÍNICA
Estilo Milton Erickson. Utiliza um conjunto de técnicas para produção de fenómenos específicos e naturais da mente, facilitando transformações, reproduzidas nas emoções, motivações e comportamentos.
REIKI
Utiliza a imposição das mãos para a estimulação do campo eletromagnético da pessoa, com a intenção de restabelecer ritmos bioenergéticos na procura de harmonia física e mental.
MEDITAÇÃO
Técnicas de auto-hipnose para indução de um estado de relaxamento e concentração elevados, favorecendo o autoconhecimento e o equilíbrio orgânico – físico, mental e emocional.
ATELIERS DESENVOLVIMENTO HUMANO
Atividades complementares de apoio terapêutico ou desenvolvimento pessoal, facilitadoras de ferramentas teórico-práticas para a aquisição de conhecimentos que promovam o aperfeiçoamento individual.
Do produtor ao prato – fazemos visitas a produtores para experienciar a Humanização de Produtos, para conhecer as histórias e os produtores que estão por detrás da conceção de um determinado produto.
A energia, a paixão, a dedicação que colocam na sua profissão refletem-se na qualidade dos seus produtos.
O projeto “ANEROL” é construído em parceria com produtores selecionados e pessoas de áreas relevantes, que respeitam e amam integralmente o que fazem.
A par da vertente comercial que as produções/serviços geram para irem ao encontro do consumidor, a equipa “ANEROL” pretende que o consumidor se encontre, através da história (toda a cadeia de valores com intervenção humana) e estímulos perceptivos desencadeados pela vivência dos produtos/serviços.